Feriado nesta quinta (15) também é comemorado em outras cidades do Brasil; Confira
Além de Conquista, outras 18 cidades comemoram a Assunção de Nossa Senhora e o Pará comemora a adesão à Independência.
O dia 15 de agosto é feriado em Vitória da Conquista, em homenagem a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade. A data é também celebrada como feriado em mais 18 cidades do Brasil.
Além do feriado religioso, outra comemoração é motivo de feriado para um estado Brasileiro. No Pará, o dia 15 de agosto é feriado estadual em comemoração à adesão do estado à Independência do Brasil, em 1823.
Origem da comemoração religiosa
O feriado de Nossa Senhora das Vitórias tem origem na comemoração à Assunção de Nossa Senhora. A festa foi criada com a instituição do “dogma da Assunção de Maria”, proclamado pelo papa Pio XII, em novembro de 1950.
A partir dessa proclamação, algumas dioceses da igreja católica no Brasil, comemoram a data com diferentes títulos à santa, mãe de Jesus.
Em Belo Horizonte (MG), o feriado é dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade. Em Campo Grande (MS), comemora-se o dia de Nossa Senhora da Abadia. Em Fortaleza (CE), o feriado comemora a Assunção de Nossa Senhora, apesar dela não ser a padroeira da capital cearense.
Além das capitais mineira, mato-grossense e cearense, outras 15 cidades do interior brasileiro também comemoram o feriado em homenagem aos títulos da santa católica. As cidades são:
- Jundiaí (SP) – Nossa Senhora do Desterro
- Maringá (PR), Lorena (SP), Cruzeiro do Sul (AC), Patos de Minas (MG), Rubiataba (GO), Valença (BA) – Nossa Senhora da Glória
- Boquira (BA) – Nossa Senhora da Abadia
- Sorocaba (SP) – Nossa Senhora da Ponte
- Vitória da Conquista (BA), Ilhéus (BA), Oeiras (PI) – Nossa Senhora das Vitórias
- Lages (SC) – Nossa Senhora dos Prazeres
- Oliveira (MG) – Nossa Senhora da Oliveira
- Petrolina (PE) – Nossa Senhora Rainha dos Anjos
- Livramento de Nossa Senhora (BA) – Nossa Senhora do Livramento
Além disso, outras três cidades mineiras também comemoram o dia da Assunção de Nossa Senhora, mesmo que a santa não seja padroeira da cidade, assim como Fortaleza (CE). Essas são:
- Ipatinga (MG)
- Ouro Preto (MG)
- Patos de Minas (MG)