Sheila Lemos destaca sucesso do programa Governando com as Pessoas
A prefeita falou sobre as intervenções feitas pela PMVC a partir de sugestões dos moradores de vários bairros.
Durante uma entrevista coletiva concedida à imprensa local na manhã desta sexta-feira (5), a prefeita Sheila Lemos destacou o sucesso do programa Governando com as Pessoas, executado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), com o objetivo de conectar e ouvir a população dos bairros e comunidades do município, de forma ativa.
De acordo com a gestora, o Governando com as Pessoas é um “canal de diálogo com a comunidade”, que visa receber ideias e sugestões dos moradores de Vitória da Conquista para determinados bairros ou distritos da cidade. “Nós escolhemos três comunidades, por etapa, e abrimos um processo de escuta dessas comunidades”, explicou.
Entre as obras e intervenções já realizadas pela Prefeitura, Sheila Lemos destacou a entrega da base da Guarda Municipal no Vila Serrana, a revitalização da área de lazer do Condomínio Pau-Brasil, a reforma da quadra na Escola Municipa Lisete Mármore e na Vila Serrana, as obras de iluminação no Senhorinha Cairo, a praça da Urbis V, a ampliação do abastecimento de água no distrito de Inhobim, entre outros.
A gestora destacou o sucesso na realização do projeto, que foi testado em 2023, e seguiu sendo realizado, sendo as obras executadas e finalizadas em até 30 dias.
De acordo com Sheila, em cada etapa do programa Governando com as Pessoas, a equipe da Prefeitura faz um processo de mobilização para que as pessoas participem e que a comunidade escolha as prioridades de intervenção. “Tenham certeza que o que for escolhido ali, estão sendo escutadas e vão ter uma resposta”, disse Lemos.
Por fim, a prefeita destacou a importância da participação popular nas políticas públicas de Vitória da Conquista, posicionando o programa Governando com as Pessoas como um canal de escuta para quem realmente vive a cidade. “A gente sabe que uma sociedade que participa das políticas públicas da sua cidade, é claro que a cidade tem um desenvolvimento completamente diferente”, disse Sheila. “Quem realmente vive a cidade são as pessoas”, completou.
Como funciona o programa Governando com as Pessoas, da PMVC?
O projeto funciona da seguinte forma:
- A Prefeitura define as comunidades que serão atendidas naquela etapa;
- Os moradores, trabalhadores e outras pessoas interessadas podem acessar o site do programa e deixar suas sugestões e ideias de intervenções no local;
- Todas as ideias são reunidas e passam por um processo de triagem;
- As sugestões que tiverem mais indicações são levadas para votação aberta à comunidade;
- A população escolhe quais intervenções devem ter prioridade;
- A PMVC avalia as condições financeiras, logísticas e administrativas para realizar as intervenções escolhidas e, em caso positivo, são executadas no menor tempo possível;