PMVC oficializa Plano de Desenvolvimento do Turismo de Vitória da Conquista
Com a formalização, Vitória da Conquista agora pode captar recursos dos governos estadual e federal para investir em turismo.
Na noite da última quinta-feira (6), a 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista foi local da assinatura do Decreto nº 23.237, que criou o Plano de Desenvolvimento do Turismo (Planturis) e o Fundo Municipal de Turismo (Funtur).
A prefeita Sheila Lemos oficializou essas iniciativas ao som do grupo de forró Forró da Arapuca, capturando o espírito junino da cidade. Com a formalização, Vitória da Conquista agora pode captar recursos dos governos estadual e federal para investir em turismo.
A prefeita destacou a importância do Planturis para aproveitar o potencial turístico da cidade e acessar recursos do Ministério do Turismo. “O turismo de Vitória da Conquista tem muito potencial. E nós precisamos desse plano, porque, sem ele, não tínhamos como conseguir recursos do Ministério do Turismo”, comentou a prefeita.
Esse trabalho, vêm de mais de dois anos de parceria com o Sebrae, envolveu a coleta de informações e a realização de mais de 450 entrevistas para mapear as necessidades e potencialidades turísticas locais. Esse levantamento culminou na criação de um guia detalhado para o desenvolvimento turístico da região.
O documento resultante, “Rosa dos Ventos – Plano de Turismo Sustentável de Vitória da Conquista”, compila informações sobre aspectos econômicos, atrativos e infraestrutura turística do município.
Este plano, com quase 50 páginas, servirá como um guia para explorar os diferenciais da cidade, como seu clima ameno e sua rica gastronomia, especialmente a produção de biscoitos, que rendeu à cidade o título de “capital estadual do biscoito”.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo os vereadores Edvaldo Ferreira Jr., Luís Carlos Dudé, e Luciano Gomes.