Segunda etapa do Programa Brilha Conquista começa neste mês de abril
Com ano de execução já cobriu 100% da Zona Urbana e mais de 50% da Zona Rural.
O Programa Brilha Conquista chegou a um ano de execução em Vitória da Conquista, e de lá para cá, a iniciativa substituiu mais de 28 mil lâmpadas no município, cobrindo 100% da Zona Urbana e atingindo mais da metade dos pontos de iluminação da Zona Rural.
O projeto foi iniciado no dia 18 de abril de 2023, quando a Prefeitura instalou as primeiras luminárias de LED, nas imediações da feira livre da Urbis 5. Neste mês de abril, está prevista a segunda etapa do programa, com a instalação de novas luminárias em algumas praças urbanas e nas localidades rurais que ainda não foram contempladas.
“O restante vai começar a ser feito quando houver o aditivo e for assinado o novo contrato”, informa o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa.
O capitão Cristóvão Lemos, comandante da Guarda Municipal, utilizou, recentemente, os mesmos argumentos para reforçar o discurso sobre a forma como uma iluminação pública eficiente pode contribuir para a diminuição dos índices de violência. “As lâmpadas de LED vêm influenciar e colaborar com a prevenção à violência. Um ambiente com pouca iluminação favorece a criminalidade. Então, o Brilha Conquista vem favorecer o nosso município e, com isso, a gente vem tendo uma cidade mais segura e justa para a população”, pontuou Lemos.
“Somos a cidade mais segura do estado da Bahia e o Brilha Conquista faz parte disso. A substituição de lâmpadas de sódio para o LED traz uma economia de 56% na conta de iluminação pública. Então, o Brilha Conquista é um sucesso por trazer segurança, beleza e economicidade para os cofres públicos”, comemorou a prefeita Sheila Lemos.
De fato, as luminárias de sódio são mais econômicas do que as de vapor de sódio, e isso já vem sendo percebido pelo Governo Municipal nas contas públicas. Mas elas também possuem vida útil mais longa, estimada em 100 mil horas – ou seja, cinco vezes mais que as lâmpadas antigas. Além disso, os novos equipamentos possuem caráter sustentável. Afinal, foram fabricados de forma a serem ecologicamente corretos, impactando no meio ambiente de forma menos nociva.