Vacinas contra dengue são ampliadas para público de 6 a 16 anos
O município ainda tem cerca de 650 doses distribuídas em 11 unidades de saúde, mas a USF da Urbis V não irá aplicar vacinas na sexta (19).
A partir desta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde com o objetivo de aproveitar as doses remanescentes que vão vencer no dia 30 de abril.
Segundo a SMS, aproximadamente 650 doses ainda estão disponíveis em 11 unidades de saúde, no período da manhã, e a vacinação será realizada até o esgotamento do estoque para o público de 6 a 16 anos.
Confira as unidades de saúde em Vitória da Conquista que estão vacinando crianças e adolescentes de 6 a 16 anos:
- UBS Régis Pacheco (Centro)
- USF Jardim Valéria I e II
- USF Campinhos
- USF Nossa Sra. Aparecida
- USF Bruno Bacelar
- USF Nelson Barros (bairro Kadija)
- USF Miro Cairo
- USF Pedrinhas
- USF Urbis V
- USF Vila Serrana (a partir de 19 de abril)
- USF Jardim Valéria III
Apesar de ter doses disponíveis, a Unidade de Saúde da Família (USF) da Urbis V não estará aplicando a vacina na manhã de sexta-feira (19), pois não possui técnicos disponíveis para aplicar as doses.
Segundo informações apuradas pelo Jornal Conquista, haverá apenas dois técnicos em enfermagem na unidade amanhã, sendo um responsável pela triagem de paciente e outro responsável por realizar curativos, deixando a sala de vacinas sem um profissional responsável.
Entretanto, na segunda-feira (22), a aplicação de doses da vacina contra a dengue acontecerá de forma normal.
De onde vem as vacinas?
O município recebeu um lote com 6.670 doses em 2 de abril, do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS). Essas doses são sobras de vacinas enviadas, inicialmente, pelo Ministério da Saúde a outros locais, mas não foram utilizadas.
Até o momento, foram vacinadas 5.180 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que eram o público-alvo inicial da campanha.
Não há previsão para o recebimento de novas doses da vacina para mais grupos, pois Vitória das Conquista não foi incluída na lista de municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para receber novas doses, pois o município não está classificado com o critério do MS de alta transmissão estabelecido.
Como funciona o esquema de vacina contra a dengue?
O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacina da criança ou adolescente, juntamente com o cartão SUS ou CPF. Aqueles que tiveram dengue recentemente devem aguardar seis meses para se vacinar.