Prefeitura de Vitória da Conquista realiza 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
A programação inclui a exibição de 18 filmes de todo o país, selecionados pela curadoria da Mostra.
O Centro de Artes e Esportes Unificados de Vitória da Conquista (CEUs) J. Murilo, situado na Rua Joana Angélica, bairro Alto Maron, será um dos locais de exibição da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que acontece entre os dias 17 e 19 de abril.
O tema deste ano é “Vencer o ódio, semear horizontes”, com a realização do Ministério da Cultura (Minc), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Os filmes serão exibidos em diversos horários ao longo do dia. A programação inclui a exibição de 18 filmes de todo o país, selecionados pela curadoria da Mostra. Sete desses filmes serão apresentados na praça CEUs J. Murilo, com classificações etárias variando de Livre até para maiores de 14 anos.
As obras abordam os direitos de pessoas negras, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e a comunidade LGBTQIAPN+.
Entre os filmes exibidos estão “Travessia” (2017, 5 min), de Safira Moreira, “Cósmica” (2022, 7 min), “Tesouro Quilombola” (2021, 23 min) realizado por crianças da Escola Municipal José Albino Pimentel (Paraíba), “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (2021, 26 min), de Renato Barbieri e Juliana Borges, todos com classificação Livre. Para o público infanto-juvenil, será exibido “Um Filme de Verão” (2019, 95 min, 14 anos), de Jô Serfaty.
Além disso, haverá uma sessão de Homenagem com dois filmes de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição: “Nas Asas da Pan Am” (2020, 115 min, livre) e “A Bolsa ou a Vida” (2021, 102 min, 10 anos). A programação completa do evento está disponível nas redes sociais e no site oficial, clicando aqui.