Governo da Bahia anuncia resultados do edital “Comida no Prato”
O programa visa fornecer mais de 2 milhões de refeições para famílias carentes.
Por: Nayure Soares
O Governo do Estado da Bahia divulgou, nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, o resultado final do edital Comida no Prato, parte do Programa Estadual Bahia Sem Fome. A iniciativa visa garantir acesso à alimentação a mais de 20 mil baianos em situação de vulnerabilidade alimentar.
Com um investimento superior a R$ 24 milhões, o Comida no Prato é executado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A meta é fornecer mais de dois milhões de refeições para famílias carentes, beneficiando grupos como pessoas em situação de rua, trabalhadores de baixa renda, desempregados, idosos, crianças e mães solteiras, entre outros.
Das 142 inscrições nos maiores municípios do estado, foram selecionadas 100 cozinhas comunitárias, vinculadas a 50 organizações sociais já atuantes no acesso a alimentos para a população vulnerável. Estas organizações serão responsáveis pela preparação e distribuição das refeições, assegurando uma ampla cobertura do programa.
As propostas foram avaliadas com base em critérios como experiência em nutrição e engajamento em campanhas de arrecadação de alimentos. Destaca-se que alimentos como batata doce, abóbora e feijão serão fornecidos pela agricultura familiar baiana.
O programa visa fornecer alimentação saudável para quem mais precisa, atendendo a 17 municípios da Bahia com maior número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave. No processo seletivo, participaram organizações privadas sem fins lucrativos, como associações, fundações, sociedades cooperativas, e organizações religiosas dedicadas a atividades de interesse público e social.