Programa Universidade para Todos (UPT) abre quase 20 mil vagas na Bahia em 2024

O projeto abrange 215 municípios e opera em 345 polos.

Publicado em 08/03/2024 - às 18:57
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/ UESB

O Programa Universidade para Todos (UPT) anunciou a abertura de 19.426 vagas para o ano de 2024, distribuídas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, abrangendo 215 municípios e operando em 345 polos. O edital completo, contendo todas as informações necessárias, foi divulgado nesta sexta-feira (08) por meio do Diário Oficial do Estado.

Em comparação ao ano anterior, o programa apresenta um incremento de 460 vagas. As inscrições estarão abertas no período de 12 a 19 de março e poderão ser realizadas exclusivamente através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Podem se candidatar alunos regularmente matriculados em 2024 no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal, no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal, além de egressos do Ensino Médio estadual ou municipal da Bahia. Candidatos cursando ou já concluíram curso de nível superior não estão aptos a participar.

Durante a inscrição, os candidatos devem optar por um único município, escolher o polo de funcionamento e indicar o turno desejado. Além disso, será necessário preencher completamente o formulário de inscrição, informando obrigatoriamente o número do CPF e criando uma senha de seis a oito dígitos.

A lista oficial dos selecionados será divulgada em 28 de março nos sites institucionais do programa e das universidades públicas parceiras. Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula entre 3 e 12 de abril, conforme as instruções das respectivas universidades.

Uma novidade em 2024 é a inclusão da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) como novas parceiras do programa, juntando-se à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram