Estradas rurais são monitoradas pela prefeitura para garantir deslocamento de veículos
Objetivo é garantir o ir vir da população rural e urbana, de forma segura.
Nas últimas semanas, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e dos Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (Paac), intensificou as ações na Zona Rural para não deixar nenhuma estrada interditada. O objetivo é garantir o ir vir da população rural e urbana, de forma segura, e sem prejuízos à rotina diária das pessoas.
“Nós estamos acompanhando a previsão de chuva, que deve se encerrar neste final de semana. Assim que parar de chover, as máquinas e a equipe estarão de prontidão para trabalhar e restabelecer os trechos onde, porventura, tiver alguma dificuldade. Porém, no momento, não há local intransitável, porque nós estamos tendo o cuidado de percorrer o município para verificar as condições das estradas”, afirmou o segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Farias.
O secretário destacou que nos últimos meses, a quantidade de máquinas dobrou e o cascalho usado no serviço é de qualidade. “Por determinação da prefeita Sheila Lemos, seguida à risca pela SMDR, foi utilizado cascalho da melhor qualidade na execução do serviço, o que pode ser comprovado pelas fotos, nas quais não se vê buracos. Além disso, o Governo Municipal conhece a zona rural, os trechos mais problemáticos e preza pela segurança da população, portanto, jamais colocaria material inadequado que pudesse causar qualquer tipo de dano à integridade física dos munícipes”, comentou Breno.
Um ônibus quebrou na estrada de Bate-Pé e acabou impedindo que os demais subissem a ladeira, que se tornou escorregadia em função da quantidade de chuva, na última segunda-feira (19). Tão logo foi informada do ocorrido, uma máquina da Prefeitura se deslocou ao local para puxar o veículo, mas constatou que o problema era mecânico e não pode remover o veículo. Na terça-feira (20), a equipe voltou ao local e encontrou o ônibus sendo consertado. Com exceção dos ônibus, todos os demais carros conseguiram passar, utilizando o outro lado da estrada, já que se tratava de veículos de pequeno porte. Na manhã de hoje (21), o secretário visitou a Serra do Jurema, que liga o Pradoso ao Bate-Pé, e verificou que a estrada está em plena condições de tráfego.
Também nesta terça, uma equipe da secretaria também se deslocou à estrada que liga Campo Formoso a Furadinho e foi verificado que não há ponto de interrupção de trânsito. “O que foi verificado é que o motorista acabou saindo do traçado da pista e derrapou um pouco num trecho com mais lama, mas só foi esse veículo no dia de ontem”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural.
Caso necessite notificar a Prefeitura sobre alguma interrupção nas estradas da Zona Rural, a população pode entrar em contato com a SMDR pelo telefone 77 3420-7012.