Detran avalia de forma positiva o Carnaval de 2024 com ações educativas e ausência de incidentes graves
Foram conduzidas ações educativas em várias áreas, incluindo ruas, metrô, estações de transbordo, ônibus e nos circuitos carnavalescos.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), encerra mais um ano de participação no Carnaval sem a ocorrência de sinistros graves. Ao contrário, ao analisar os dias que precederam a festa e os plantões durante o período carnavalesco, o Departamento destaca de forma positiva as ações tanto de fiscalização quanto educativas.
Mais de 300 trios foram minuciosamente vistoriados e receberam autorização para participar do circuito após passarem por avaliações adicionais. Cerca de 300 motoristas participaram de um seminário voltado aos condutores de trios e carros de apoio, proporcionando uma atualização sobre boas práticas e comportamento durante a folia. A operação contou com a presença de quatro postos estrategicamente montados em todos os circuitos, abrangendo Barra, Ondina, Campo Grande e Praça da Sé.
Sob o lema “Nesse Carnaval seja rei ou rainha da responsabilidade no trânsito”, foram conduzidas ações educativas em várias áreas, incluindo ruas, metrô, estações de transbordo, ônibus e nos circuitos carnavalescos. Foram distribuídas 20 mil ventarolas em mais de 40 pontos de Salvador e região metropolitana. Em parceria com a Polícia Militar (PM), a Operação Lei Seca realizou blitzes. A colaboração com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) envolveu monitoramento 24h e troca de informações entre os órgãos por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Os números refletem o planejamento que começou há cerca de seis meses. “O governador Jerônimo Rodrigues nos pediu que fizéssemos o melhor Carnaval de todos os tempos. Quero agradecer aos nossos servidores, sejam eles efetivos, cargos e terceirizados que atuaram para garantir a paz no trânsito, uma boa fluidez dos trios elétricos e carros de apoio e aos que realizaram a educação e conscientização nas ruas”, enfatizou o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel.
Ele ainda comentou sobre o trabalho transversal com outros órgãos. “Os meus parabéns à PM-BA e aos nossos pares da SSP. Esse trabalho envolve investimento, inteligência e integração”, finalizou.