Prédio que corria risco de desabar é demolido em Vitória da Conquista
O edifício foi interditado devido aos danos causados pelas intensas chuvas recentes.
A Prefeitura de Vitória da Conquista demoliu nesta tarde de sexta-feira (09), um prédio de três andares na Rua da Constelação, loteamento Panorama, utilizando uma retroescavadeira hidráulica. O edifício estava interditado pela Defesa Civil do Município desde 28 de janeiro.
Com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a Defesa Civil conduziu a demolição do edifício. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), através do Simtrans, procedeu à interdição da rua e da travessa onde o prédio estava situado.
A coordenadora municipal da Defesa Civil, Rosa Freitas, explicou que a Prefeitura não tem a obrigatoriedade de fazer a demolição. “Mas, como a família não tem condição de demolir imediatamente e o imóvel está numa área populacional com muitas pessoas circulando por ali, e o declínio a cada dia pior, então, para preservar a vida humana, que está em primeiro lugar, nós fizemos essa demolição”, afirmou.
O edifício foi interditado devido aos danos causados pelas intensas chuvas recentes. Ao longo da semana, o prédio, inclinado e à beira do desabamento, resultou na intervenção da Defesa Civil, que orientou a evacuação imediata dos moradores, e do Simtrans, que isolou a área. Na quarta-feira passada (07), o edifício inclinou ainda mais, levando os órgãos municipais a intensificarem sua presença no local, com o Simtrans ampliando a área de isolamento para prevenir a queda de detritos na rua.
Segundo o proprietário do imóvel, Miguel de Souza, a Prefeitura deu o apoio necessário para ele e sua família. “A atitude da Prefeitura foi ótima, agiu correto, está ajudando. Me pediram cinco mil reais só para derrubar e no momento eu não tinha esse dinheiro. Então, eu agradeço muito pelo apoio. Desde a hora e o dia que eu acionei, eles estão aqui comigo”, disse o senhor.