Vitória da Conquista continua lidando com os estragos causados pelas tempestades
O tempo deve continuar chuvoso até este sábado (27).
Na noite da última quinta-feira (25), mais um temporal atingiu Vitória da Conquista, trazendo consigo ventos fortes, trovões e relâmpagos. A chuva resultou em vários pontos de alagamento em poucos minutos de precipitação intensa.
Nesta sexta-feira (26), a Defesa Civil atualizou os dados do acumulado de chuvas, registrando uma média de 72,06 milímetros nas últimas 24 horas. Bateias e Bruno Bacelar foram as localidades mais impactadas, com índices de 85,20 mm e 79,08 mm, respectivamente.
Na região de Dantilandia, a falta de manutenção nas manilhas agravou a situação, resultando em alagamentos nas residências. Apesar dos apelos, a situação persiste sem solução. Na zona Oeste da cidade, no loteamento Terras do Remanso, um ônibus do transporte coletivo ficou atolado devido ao acúmulo de lama e água empoçada.
Outros locais como a Praça Vitor Brito e a Av. Juracy Magalhães também sofreram com a enxurrada da chuva que, na grande maioria das vezes, faz com que as ruas se transformem em verdadeiros rios.
A Prefeitura continua monitorando áreas de risco e realizando ações para minimizar os impactos das chuvas, tanto na cidade quanto na zona rural. A população deve permanecer em alerta, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas até sábado (27), com riscos de alagamentos, cortes de energia, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
A população é orientada a acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou WhatsApp (77) 8856-5070 em casos de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações. O Corpo de Bombeiros, disponível no 193, também está em regime de plantão 24 horas para atender às necessidades da população.