SMDE relata aumento na procura por atendimentos a MEIs em 2024
Até a última quarta-feira (24), foram realizados 680 atendimentos.
Desde o início de janeiro deste ano, a Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (SMDE), experimentou um crescimento nos atendimentos a microempreendedores individuais (MEI). Até a última quarta-feira (24), foram realizados 680 atendimentos, indicando um potencial aumento em relação a 2023, quando, nos 4 primeiros meses, as duas unidades da Sala totalizaram 1.027 atendimentos.
A gerente de Apoio à Indústria e Comércio, Gilza Marques, prevê um aumento de pelo menos 30% em relação ao ano passado, atribuindo isso à procura por orientações sobre a declaração anual, cujo prazo é até 31 de maio. A declaração anual para MEIs envolve apresentar um relatório dos ganhos do ano anterior, lembrando que o faturamento não deve ultrapassar R$ 81 mil. Caso ultrapasse, o trabalhador passa a ser enquadrado como microempresário (ME).
As pessoas buscam a Sala do Empreendedor para esclarecer dúvidas, como a regularização de dívidas no pagamento do Documento de Arrecadação do Simples (DAS-MEI), cujos valores variam conforme a atividade do empreendedor. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destaca a importância de apoiar os MEIs para reduzir a informalidade na região. “Incentivar o MEI possibilita enxergar melhor a nossa realidade, proporcionando direitos e deveres aos nossos empreendedores”, completa ele
Ao se tornar MEI, a pessoa obtém benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Além disso, há facilidades como a dispensa de alvará, baixos custos mensais, acesso a créditos bancários e suporte técnico oferecido pela Prefeitura e pelo Sebrae. Em 2023, a Sala do Empreendedor realizou capacitações em parceria com empresas, beneficiando mais de 2 mil pessoas. Para 2024, estão previstas novas parcerias com o Sest/Senat, Sesi e Fieb.
A adesão ao MEI também proporciona participação em rodadas de negócios, palestras e oficinas sobre diversos temas. Para mais informações sobre as vantagens do MEI, acesse o site do Sebrae.