Prefeitura vistoria recuperação de vias após chuvas e mantém alerta para chuva
As ações concentraram-se na zona Oeste de Conquista.
Na última segunda-feira (22) foi marcada pela atividade das equipes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, dedicadas à recuperação das vias afetadas pelas fortes chuvas do domingo (21). Apesar dos danos em algumas áreas da cidade, não foram registradas vítimas. As ações concentraram-se na zona oeste, principalmente na Lagoa das Bateias, que registrou quase 90 mm de chuva, conforme a Defesa Civil.
A prefeita Sheila Lemos supervisionou as operações, percorrendo áreas afetadas, como a Av. Macaúbas, onde ocorreu a queda de uma árvore, e a Av. Amazonas, com desobstrução da via interditada pela lama. Outros pontos atendidos foram Campinhos e Lagoa das Bateias. “O volume de chuva foi muito grande, o que acabou danificando algumas áreas da cidade, mas nossas equipes já estão nas ruas, felizmente não tivemos vítimas. Também acionamos a Embasa por conta de problemas da rede de esgoto em algumas partes da cidade e a Coelba por conta da queda da rede elétrica no Campinhos e no Comveima”, explicou Sheila Lemos.
Em coletiva à imprensa na Lagoa das Bateias, a prefeita falou sobre o trabalho preventivo realizado para evitar alagamentos na cidade. “Toda a nossa equipe está neste momento em ação na zona urbana e rural e as intervenções que nós estamos fazendo desde o final do ano passado para evitar essa situação de alagamento na cidade, têm dado resultado. Então, nós estamos fazendo um trabalho, não só no período das chuvas, mas principalmente antecipando o trabalho para que não tenha grandes danos nesse momento de chuva na nossa cidade”, destacou a prefeita.
A Defesa Civil recebeu mais de 70 ligações, principalmente relacionadas à queda de árvores, sendo atendidas pelas equipes das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos. Na coletiva foi informado também sobre o alerta laranja emitido pelo Inmet para Vitória da Conquista até 26 de janeiro.
A população foi orientada a evitar áreas alagadas, cuidar da rede elétrica, não permanecer sob árvores e não descartar lixo nas vias públicas. Em casos de acidentes, deve entrar em contato imediato com a Defesa Civil pelo número 199 ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070.