Programa Saúde na Escola atendeu mais de 100 mil crianças em 2023
Novo cronograma do programa está aberto para 2024.
Em 2023, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou mais de 4 mil atividades em 72 escolas e creches da rede municipal, atendendo a 104.421 crianças com ênfase na saúde bucal. Ao longo do ano, as equipes de saúde da família conduziram atividades relacionadas a 13 áreas temáticas, proporcionando atendimento, avaliações médicas e odontológicas, além de atividades educativas.
Desenvolvido em parceria com os ministérios da Saúde e Educação, bem como as secretarias municipais de Saúde e Educação, o PSE busca contribuir para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública, integrando saúde e desenvolvimento de hábitos saudáveis, para esses estudantes que estão enfrentando vulnerabilidades que podem comprometer o seu desenvolvimento.
A diretora de Atenção Básica do município, Ana Maria Ferraz, ressaltou a importância estratégica do PSE nas escolas para promover a saúde e construir hábitos saudáveis. “Sabemos que a infância é a fase em que se constrói o alicerce humano e é nesse momento que devemos estimular a criação de bons hábitos de vida, que acabam sendo reproduzidos pela criança dentro da sua casa, como o ensinamento de uma simples escovação diária ou uso do fio dental, feitos de forma adequada”, explicou Ana.
Para o próximo ano, a diretora anunciou uma agenda programada, evidenciando o compromisso contínuo do programa em promover a saúde na comunidade escolar. “O Programa Saúde na Escola veio para fortalecer as nossas ações de cuidado, que sempre nos devolvem resultados muito positivos, além de assegurar uma melhor qualidade de vida para os alunos da rede municipal. Para 2024, já temos uma agenda programada para continuar promovendo saúde na comunidade escolar”, apontou a diretora.