Procon registra aumento no número de pedidos de bloqueio de celulares devido a crimes na Bahia
Somente em 2024, o estado já registrou 781 pedidos no aplicativo Celular Seguro.
Em apenas duas semanas, a Bahia registrou 781 pedidos de bloqueio de celulares no aplicativo Celular Seguro, tornando-se o quarto estado com maior demanda. A plataforma atua notificando bancos e operadoras sobre roubos, furtos ou perdas de aparelhos para prevenir fraudes.
O foco dos criminosos vai além da revenda dos dispositivos roubados e, atualmente, estudos indicam que o conteúdo nos aparelhos é mais atrativo para os ladrões do que o próprio valor do dispositivo. As facilidades das transações bancárias digitais ampliam o acesso a pessoas próximas à vítima via redes sociais, aumentando significativamente as possibilidades de ganho para os autores dos furtos.
Na Bahia, os furtos de celulares aumentaram 51% e os roubos 132% entre 2021 e 2022, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Esses crimes totalizam mais de 83 mil ocorrências no estado. Já o Brasil ocupa a terceira posição em taxa de roubos na América Latina, ficando atrás apenas da Argentina e do México.
O professor Horacio Nelson Filho, coordenador da Turma Força Invicta do Mestrado em Gestão da Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Universidade Federal da Bahia (Ufba), destaca que estratégias efetivas de segurança pública são essenciais para combater esse tipo de crime, especialmente direcionadas aos receptadores de aparelhos roubados. “Existem soluções providas pelos próprios fabricantes de aparelho que tornam inacessíveis os aplicativos capazes de gerar prejuízos financeiros às vítimas de furto, o que diminui a atratividade do celular como objeto do furto”, explica ele.