PMVC expande plataforma online de escuta ativa dos bairros de Conquista
A iniciativa pretende abranger os bairros da zona leste e oeste, além da Zona Rural do município.
No próximo dia 18, a Prefeitura de Vitória da Conquista iniciará a etapa ampliada do programa Governando com as Pessoas em diferentes áreas da cidade, após o sucesso da experiência piloto realizada no bairro Zabelê, em 2023, onde a comunidade elegeu reformas, revitalizações, sinalizações e até mesmo a instalação de uma base comunitária da Guarda Municipal
A iniciativa pretende abranger os bairros da zona leste e oeste, além da Zona Rural do município. Incorporando novidades no programa, incluindo a participação em ciclos e a fase inicial de ampla escuta. O programa permite que os moradores escolham, por meio de uma plataforma online, as intervenções prioritárias para seus respectivos bairros ou distritos.
O primeiro ciclo de ampliação, envolve os distritos de Inhobim e os bairros Alto Maron e Ibirapuera, com prazo até o dia 28 para preenchimento do formulário. Os participantes terão a oportunidade de sugerir ações e, em seguida, escolher suas prioridades a partir de um menu de sugestões propostas pela prefeitura. Posteriormente, o governo executará os serviços selecionados pela comunidade como prioridades.
Como explica a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, sobre a nova fase do programa. “Você vai poder entrar no site da Prefeitura, responder um questionário e dizer a sua vontade, enquanto cidadão, sobre as diferentes possibilidades de ação da Prefeitura. Nós vamos acolher o que você está indicando e, aí, vamos construir o primeiro menu de sugestões”.
O segundo e terceiro ciclos também já foram definidos pela Secretaria Municipal de Governo (Segov). “Quando vencermos esse primeiro ciclo, entraremos no Guarani, Conveima, Dantelândia, e depois em toda a região que envolve Urbis 6 (Espírito Santo), Patagônia e José Gonçalves. Aos poucos, a gente vai informando a população, porque a gente vai trabalhar por bairro”, afirma a secretária.