Mais da metade dos vereadores de Conquista devem mudar de partido em 2024
Durante a “janela partidária” de 6 de março a 6 de abril, os detentores de cargos eletivos terão a oportunidade de mudar de sigla.
A disputa pela Câmara de Vereadores em Vitória da Conquista será acirrada em 2024, com destaque para dois grupos principais: o liderado pela atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil), em busca da reeleição, e o grupo do deputado federal Waldenor Pereira (PT), que aspira à Prefeitura da terceira maior cidade da Bahia.
As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro, com o primeiro turno. Durante a “janela partidária” de 6 de março a 6 de abril, os detentores de cargos eletivos terão a oportunidade de mudar de sigla.
Conforme levantamento do Blog do Sena, 12 vereadores estão planejando mudar de partido. A lista inclui Edvaldo Ferreira Júnior (PTB), Luís Carlos Dudé (MDB), Ivan Cordeiro (PRTB), Hermínio Oliveira (Podemos), Dinho dos Campinhos (PP), Dr. Augusto Cândido (PSDB), Chico Estrella (Agir), Sargento Muniz (Avante), Nildo Freitas (Podemos), Adinilson (MDB), Nelson de Vivi (União Brasil), e Edjaime Rosa (Bibia) (MDB).
Os vereadores que planejam mudar de partido fazem parte da base governista de Sheila Lemos. Mesmo em caso de mudança, eles manteriam seu apoio à atual prefeita, já que os partidos em questão são aliados.
Ainda segundo o Blog do Sena, Dudé, atual líder da prefeita, almeja deixar o MDB e se filiar ao União Brasil ou PP; Ivan Cordeiro está considerando a possibilidade de se juntar ao União Brasil ou PL; Edivaldo Júnior pode optar pelo União Brasil ou PSDB; Hermínio Oliveira precisa escolher entre PMN e Podemos; Dinho dos Campinhos está inclinado para PSDB ou União Brasil; Dr. Augusto Cândido e Chico Estrella estão avaliando a possibilidade de migrar para o Republicanos; Nildo Freitas precisa decidir entre Podemos, União Brasil e PSDB; Adinilson e Sargento Muniz têm como opções o União Brasil, assim como o vereador Bibia; Nelson Vivi precisa escolher entre União Brasil e PSDB.
Os vereadores que compõem a Bancada de Oposição atualmente expressam a intenção de permanecer filiados aos seus respectivos partidos. De acordo com o Blog do Sena, no caso do PT e PCdoB, o objetivo é fortalecer a coalizão Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV. Esses membros incluem Ricardo Babão (PCdoB), Luciano Gomes (PCdoB), Dr. Andreson Oliveira (PCdoB), Viviane Sampaio (PT), Fernando Jacaré (PT), Valdemir Dias (PT) e Alexandre Xandó (PT). O vereador Delegado Marcus Vinícius, também integrante da oposição, planeja permanecer no Podemos. Por sua vez, Lúcia Rocha continuará no MDB, mas não buscará uma vaga na Câmara de Vereadores, pois tem a intenção de lançar-se como pré-candidata a prefeita ou vice-prefeita.