Programa Universidade para Todos oferece aulões e simulados visando vestibular da UESB

Estudantes pré-vestibulandos tem acesso a aulas diárias, simulados e revisões aos finais de semana.

Publicado em 30/11/2023 - às 16:29
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/ UESB

Os estudantes da rede estadual de ensino se preparam para os vestibulares das universidades estaduais da Bahia, com o auxílio do Programa Universidade para Todos (UPT), promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Após a realização do Enem, o foco agora é nos exames da Uesb (3 e 4 de dezembro) e da Uneb (10 e 11 de dezembro). O UPT oferece aulas diárias, simulados e revisões aos finais de semana, visando preparar os estudantes para as provas.

Com foco nas disciplinas de Linguagem, Ciências Humanas e da Natureza, Matemática e Redação, o programa busca abordar os possíveis temas cobrados nos exames. Durante o Enem, os estudantes receberam apoio da SEC e das universidades parceiras, “Foram mobilizados 18.966 estudantes concluintes e egressos da rede estadual de ensino e 1.200 estudantes universitários que atuaram no programa, como professores-monitores receberam bolsa permanência. Nesta reta final, além dos aulões, os estudantes realizaram, entre os dias 21 e 22 deste mês, o simulado para o vestibular da Uneb “, destaca a coordenadora geral do UPT, Patrícia Machado.

Patrícia ainda destaca a realização de simulados e aulões para a preparação dos estudantes. Professores-monitores, como Gleissia Santos, compartilham experiências enriquecedoras, contribuindo para a preparação dos alunos interessados no ingresso no Ensino Superior, com ênfase nos conteúdos regionais, como História da Bahia e obras literárias locais. “Na literatura, o foco é nas obras obrigatórias do vestibular, dentre elas Tenda dos Milagres, A Morte e Morte de Quincas Berro D’ Água e o Largo da Palma, que têm um recorte regional (Bahia-Salvador)”, exemplifica.

Eloiza Alves de Oliveira, professora-monitora de Física e Matemática, ressalta a importância social do programa ao oferecer aulas preparatórias gratuitas, ampliando o acesso dos estudantes à universidade. “O trabalho desenvolvido pelos professores monitores do UPT é de suma importância e isso se expande a vários níveis. Um deles é a importância social, pois, através da oferta de aulas gratuitas de pré-vestibular para alunos, que possivelmente não teriam acesso a um curso preparatório privado por vários fatores, torna mais democrático o acesso desses alunos à universidade. Tem-se também o caráter de qualificação dos estudos dos cursistas, haja vista todo o planejamento e acompanhamento realizado no desenvolvimento do programa ao longo do ano”, avalia.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram