Comunidade religiosa de Piripá se une em prece por chuva em meio à estiagem da região
A barragem do Bonita, responsável pelo abastecimento da região, está em situação de seca desde o mês de setembro.
Devido aos desafios da estiagem enfrentados pelos moradores da zona rural de Piripá, município localizado a 121 km de Vitória da Conquista, a comunidade religiosa local se reuniu em um ato de fé como forma de prece pela chuva. O evento, registrado em um vídeo que circula nas redes sociais, mostra os participantes em torno de uma poça de água na barragem do Bonita.
A iniciativa partiu dos católicos da Paróquia Senhora Sant’Ana, durante uma novena dedicada a São José, santo conhecido por sua intercessão em casos de necessidade de chuva. A barragem do Bonita é responsável pelo abastecimento da região e secou em setembro, o que impactou diretamente o município, que agora depende do sistema de Condeúba, localizado na mesma região.
Outras cidades próximas, como Caetanos, também enfrentam a escassez de chuvas. No período de janeiro a setembro, o volume de chuva registrado foi de apenas 90 milímetros, considerado insuficiente até mesmo para as necessidades básicas de consumo humano. A Prefeitura da cidade estima prejuízos que ultrapassam R$ 7 milhões, afetando lavouras e pastagens na região.