Ao lado de Ministra, Jerônimo anuncia investimentos na saúde de Conquista
O anúncio foi feito em evento realizado nesta segunda-feira (27).
Pela segunda vez desde que assumiu o mandato, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Vitória da Conquista. Desta vez, o gestor esteve acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, apenas para anunciar investimentos nesta área na cidade.
São aproximadamente 22 milhões de reais investidos pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito em evento realizado nesta segunda-feira (27), no Hospital Afrânio Peixoto.
“Os investimentos em saúde são para que os baianos tenham plena assistência. Agora, é acelerar as obras, porque o diagnóstico precoce salva vidas e o acesso ao tratamento adequado precisa ser imediato”, ressaltou o Governador.
Na oportunidade, 12 ambulâncias do Samu 192 foram entregues. Destas, apenas 1 para Vitória da Conquista, as demais foram distribuídas para os municípios de Aracatu, Barra da Estiva, Canavieiras, Cândido Sales, Carinhanha, Ibirataia, Itapetinga, Jaguaquara, Maetinga, Paramirim e Poções. 8 são para renovação e 4 para ampliação de frota, ao todo os veículos representam um investimento de mais de 3,5 milhões de reais.
A ministra Nísia Trindade ressaltou que em breve, 1.760 ambulâncias serão entregues em todo o país, destas, 200 são para a Bahia, e anunciou que 31 bilhões de reais serão destinados ao novo PAC da saúde. “Um dos contemplados será o Hospital Geral de Vitória da Conquista, com a ampliação”.
Ainda na ocasião, o Governador autorizou o Hospital Afrânio Peixoto a elaborar o projeto básico para implantação do Centro de Bioimagem – que deverá custar aproximadamente 9,8 milhões de reais. Além da licitação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujo valor é de quase 8,2 milhões. Também aconteceu o credenciamento do Hospital Unimec que vai possibilitar a contratação de 20 leitos de retaguarda para a rede de atenção às emergências do estado (investimento anual de 3,6 milhões).
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) foi autorizada a firmar um convênio com a Santa Casa de Misericórdia para melhoria da assistência à saúde através do programa de residência médica da instituição. A iniciativa terá um valor de 150 mil reais.
Por fim, a comitiva visitou as obras dos prédios de radioterapia e do Hemocentro, do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O primeiro tem 36% das obras concluídas e tem previsão de entrega para junho de 2024, custando 9,2 milhões de reais. Já o segundo, tem 62,87% de execução, tem previsão para janeiro do ano que vem, e custou pouco mais de 4 milhões.