Publicado em 24/11/2023 - às 05:41
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução

Na última quarta-feira (22), no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), um jovem de 20 anos, vítima de traumatismo craniano, teve seus órgãos e córneas doados pela família, para pessoas na fila de transplantes.

Durante 16 anos, o HGVC se empenha na captação de órgãos, especialmente devido à eficácia da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (Cihdott) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Essas equipes são renomadas na região Sudoeste da Bahia por sua habilidade em identificar doadores e coordenar de maneira eficiente a entrega dos órgãos aos receptores.

Contando com o respaldo da Força Aérea Brasileira (FAB), o transporte aéreo desempenhou um papel essencial no sucesso da operação. Os órgãos foram transplantados na Bahia, e as córneas foram designadas aos pacientes em Conquista, ao passo que o coração foi encaminhado para Brasília – DF devido à ausência de um receptor compatível no Estado, sendo oferecido ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram