Neoenergia Coelba identifica mais de 1500 “gatos”, em Vitória da Conquista

Ligações clandestinas consomem o suficiente para abastecer uma cidade de 45 mil habitantes por 15 dias.

Publicado em 24/11/2023 - às 12:28
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: divulgação.

A Neoenergia Coelba vem realizando operações de combate ao furto de energia em Vitória da Conquista. A ação resultou na identificiação de 1.542 irregularidades – os famosos “gatos de energia” – no período de janeiro a setembro deste ano.

Ao todo, 640 mil kw/h de energia foram recuperados pela empresa. O índice é suficiente para abastecer 15 mil imóveis (uma cidade de aproximadamente 45 mil habitantes) durante 15 dias.

Foram mais de 2.300 inspeções na região durante os 9 primeiros meses deste ano. A empresa vem investindo em tecnologia para monitorar o consumo de energia elétrica em tempo real.

“A distribuidora segue investindo em drones e equipamentos que incrementaram o nosso poder de identificar, previamente, possíveis alvos com fraude. Em toda a Bahia realizamos a identificação e remoção de cerca de 80 mil irregularidades”, destaca o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

A empresa ainda informa que além das mais de 1.500 remoções de ligações clandestinas, a Neoenergia Coelba também substituiu cerca de 3 mil medidores obsoletos.

O roubo de energia, tipificado no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, pode resultar em até oito anos de prisão. Para combater essa conduta, a Neoenergia Coelba conduziu 96 operações com auxílio policial na Bahia durante os nove primeiros meses deste ano. Aqueles responsáveis pelas instalações identificadas com conexões clandestinas serão investigados em um inquérito para apurar o comportamento praticado.

Além de ser uma atividade criminosa, as conexões clandestinas apresentam riscos para a população, já que são feitas por indivíduos sem a devida qualificação para executar o serviço, desrespeitando as normas técnicas de segurança. Essa prática também prejudica o fornecimento de energia, causando um aumento inadequado e não planejado na carga da rede elétrica.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram