AL-BA aprova empréstimo de 1,6 bilhão de reais do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil

Em menos de 1 ano, este é o 5º empréstimo tomado por Jerônimo, que somam mais de 3,34 bilhões de reais.

Publicado em 24/11/2023 - às 06:38
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Hyago Cerqueira/Destaque 1

Em sessão extraordinária, ocorrida na noite desta quarta-feira (22), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei nº 25.092/2023, de autoria do Poder Executivo, e que autoriza o Governo da Bahia a contratar um empréstimo de 1,6 bilhão de reais junto ao Banco do Brasil.

Segundo a justificativa do projeto, os valores serão destinados a investimentos nas áreas de infraestrutura viária, hídrica, na mobilidade urbana e no fortalecimento de fundo garantidor. O projeto teve votos contrários dos deputados de oposição e também do PSOL.

“Foi uma decisão de grande relevância para Bahia. São recursos que se destinarão a novos investimentos no Estado, gerando crescimento econômico. E o que é mais importante, em setores que dizem respeito diretamente aos interesses da população, que levam qualidade de vida. Sem contar os quatro anos de retaliação que a Bahia sofreu do governo federal”, comentou o deputado Adolfo Menezes (PSD), presidente da Assembleia.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou a matéria, em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23). A gestão afirma que os valores vão viabilizar investimentos previstos no Plano Plurianual e nos Orçamentos anuais do Estado. A expectativa é que parte do valor bilionário seja destinado à construção da tão prometida ponte Salvador-Itaparica.

Em menos de 1 ano de governo, Jerônimo já acumula 5 empréstimos. O primeiro de 400 milhões de reais junto a Caixa Econômica, o segundo de 150 milhões de dólares (752,11 milhões de reais), o terceiro de 100 milhões de dólares (501,4 milhões de reais) – estes dois junto ao Banco Interarimericano de Desenvolvimento (BID) e outro de 18 milhões de dólares (90 milhões de reais) através do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). Somado ao de 1,6 bilhão de reais, a Bahia terá de pagar mais de 3,34 bilhões de reais em empréstimos.

Apesar do projeto ser aprovado e já sancionado pelo Governo, também na quarta-feira, Jerônimo encaminhou à Assembleia mais um pedido de empréstimo – o 6º da sua gestão. Desta vez, no valor de 42 milhões de dólares (205 milhões de reais) também junto ao BID.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram