AL-BA aprova empréstimo de 1,6 bilhão de reais do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil
Em menos de 1 ano, este é o 5º empréstimo tomado por Jerônimo, que somam mais de 3,34 bilhões de reais.
Em sessão extraordinária, ocorrida na noite desta quarta-feira (22), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei nº 25.092/2023, de autoria do Poder Executivo, e que autoriza o Governo da Bahia a contratar um empréstimo de 1,6 bilhão de reais junto ao Banco do Brasil.
Segundo a justificativa do projeto, os valores serão destinados a investimentos nas áreas de infraestrutura viária, hídrica, na mobilidade urbana e no fortalecimento de fundo garantidor. O projeto teve votos contrários dos deputados de oposição e também do PSOL.
“Foi uma decisão de grande relevância para Bahia. São recursos que se destinarão a novos investimentos no Estado, gerando crescimento econômico. E o que é mais importante, em setores que dizem respeito diretamente aos interesses da população, que levam qualidade de vida. Sem contar os quatro anos de retaliação que a Bahia sofreu do governo federal”, comentou o deputado Adolfo Menezes (PSD), presidente da Assembleia.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou a matéria, em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23). A gestão afirma que os valores vão viabilizar investimentos previstos no Plano Plurianual e nos Orçamentos anuais do Estado. A expectativa é que parte do valor bilionário seja destinado à construção da tão prometida ponte Salvador-Itaparica.
Em menos de 1 ano de governo, Jerônimo já acumula 5 empréstimos. O primeiro de 400 milhões de reais junto a Caixa Econômica, o segundo de 150 milhões de dólares (752,11 milhões de reais), o terceiro de 100 milhões de dólares (501,4 milhões de reais) – estes dois junto ao Banco Interarimericano de Desenvolvimento (BID) e outro de 18 milhões de dólares (90 milhões de reais) através do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). Somado ao de 1,6 bilhão de reais, a Bahia terá de pagar mais de 3,34 bilhões de reais em empréstimos.
Apesar do projeto ser aprovado e já sancionado pelo Governo, também na quarta-feira, Jerônimo encaminhou à Assembleia mais um pedido de empréstimo – o 6º da sua gestão. Desta vez, no valor de 42 milhões de dólares (205 milhões de reais) também junto ao BID.