Evento sobre prematuridade é realizado no Hospital Esaú Matos
Ação aconteceu na última sexta-feira (17).
Na última sexta (17), o Hospital Municipal Esaú Matos realizou no Dia Mundial da Prematuridade, um evento especial dedicado à sensibilização sobre os desafios enfrentados pelos bebês prematuros e suas famílias.
A atividade proporcionou um ambiente de acolhimento e aprendizado para mães e pais de recém-nascidos em situação de prematuridade, que estão internados na unidade hospitalar. Houve um momento de troca de conhecimento e orientações de profissionais de diversas áreas, como Pediatria, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia. A fisioterapeuta Mariane Figueira foi uma das palestrantes do evento.
Na oportunidade, ela explicou sobre a importância da posição canguru, ressaltando os diversos benefícios dessa prática para os bebês prematuros, como: estímulo à amamentação, fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e bebê, regulação dos parâmetros vitais e fortalecimento da imunidade da criança. “O contato pele a pele também contribui para a redução da hospitalização. Quando o bebê fica na posição canguru, há melhora na formação de anticorpos que são produzidos, reduzindo o tempo que esse bebê vai precisar ficar aqui no hospital”, destacou a fisioterapeuta.
De acordo com os organizadores, o evento foi pensado não apenas para levar informações técnicas, mas também para ser um momento de acolhimento e distração para mães e pais que enfrentam a rotina dentro de uma UTI Neonatal. “Pensamos nesse evento para conscientização e também para oferecer suporte emocional a essas famílias, mostrando para elas que pequenas ações podem ter grandes impactos na saúde e no desenvolvimento dos bebês prematuros”, ressaltou Izaura Cristina, coordenadora do setor de Práticas Integrativas.
Nesse sentido, além das palestras, o evento foi marcado por música, danças circulares, serviços de relaxamento e maquiagem, sorteio de brindes e lanche.