Câmara realiza sessão especial do Outubro Rosa

O evento contou com a presença de diversos profissionais relacionados ao tema.

Publicado em 20/10/2023 - às 17:27
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Getty Images via BBC News Brasil

Nesta sexta-feira (20), a Câmara de Vitória da Conquista realizou uma sessão especial sobre o Outubro Rosa, onde foram discutidos temas focados na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, contando com a presença de diversos profissionais relacionados ao tema.

A vereadora Lúcia Rocha (MDB) foi a responsável por propor o evento e ressaltou a necessidade de garantir direitos na campanha, mencionando a demora nos exames importantes para a saúde da mulher. “É inadmissível que uma mulher, ao suspeitar a aparição de um nódulo, não consiga ter acesso ao exame de imagem, via SUS. As queixas que chegam para nós, são que os exames são levados para os postos de saúde e não são marcados, são esquecidos, muitas vezes por até um ano”, destacou Lúcia.

Ns discussão, o médico cirurgião oncológico José Roberto Lara, abordou o problema do câncer de mama no Brasil, destacando a falta de programas regulares de rastreamento e a dependência de mutirões para mamografias. A mastologista Dra. Isabel Cunha também estava presente na sessão e destacou a importância dos exames de rastreio no diagnóstico precoce do câncer de mama. “A gente está tendo um índice de cura muito alto, a maioria dessas mulheres está tendo a sua cura”, afirmou ela mastologista.

Durante o evento, a diretora da Atenção Especializada do Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Maron, ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, mencionando a necessidade de tratamentos menos invasivos. Além de outros profissionais da saúde como a ginecologista Dorondina Correia e psicóloga Alba Rosane Silveira, a advogada representante da OAB de Vitória da Conquista Gabriela Brito e a delegada titular da Delegacia da Mulher, Christie Correia Santos estavam na cerimônia que enfatizou da discussão do tema.

Os vereadores Márcia Viviane (PT) e Augusto Cândido (PSDB) também marcaram presença. Representando a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, a secretária do órgão, Viviane Ferreira, ressaltou os avanços de políticas públicas ligadas à mulher. “Estamos aqui para nos comprometer como mulher, mãe e agente político com essa pauta e tantas outras lutas que priorizam a dignidade de todas nós”, afirmou.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram