Professores da UESB paralisam atividades nesta quarta-feira
Paralisação ocorre nos 3 campi da instituição, em Conquista, Jequié e Itapetinga.
Nesta quarta-feira (18), os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) planejam interromper suas atividades em busca de um aumento nos investimentos destinados às unidades de ensino superior do estado.
A decisão de realizar essa paralisação foi tomada pelo Fórum das Associações Docentes das UEBAs devido à falta de diálogo por parte do governo estadual em relação às demandas dos professores. Diante desse cenário, a Associação dos Docentes da UESB (Adusb) vai liderar a organização de ações de mobilização em todos os três campi da universidade (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga).
Ao longo dos anos, a universidade tem enfrentado uma redução significativa nos investimentos, o que tem impactado diretamente na deterioração das instalações e na falta de recursos para aprimorar as atividades de pesquisa e extensão, que são fundamentais para uma instituição pública. Até agosto deste ano, houve um corte médio de aproximadamente 40% nos recursos destinados ao grupo de investimento. Isso não afeta apenas os investimentos, mas também limita a aquisição de equipamentos, a realização de obras e a melhoria das salas de aula e dos laboratórios nos três campi da universidade. Quando observamos os números relativos ao grupo responsável pela manutenção e custeio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, notamos que houve um corte médio de cerca de 27%.
Os professores estão fazendo um esforço para que as universidades recebam um orçamento equivalente a 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), mas, desde 2016, esse valor tem sido fixado em 5% da previsão para a RLI do próximo ano, e na prática, o valor executado sequer atinge esse patamar. Essa porcentagem vem diminuindo e, nos últimos dois anos, não chegou a 3,5%.
Confira a programação de paralisação:
Vitória da Conquista:
– Mobilização e café da manhã no portão principal: 7h30.
Jequié:
– Mobilização e café da manhã no portão próximo à Adusb: 8h e 14h.
Itapetinga:
– Mobilização e café da manhã no portão principal: 7h.