Coelba alerta que moradores de Conquista e outras cidades podem perder benefício da tarifa social
Ao todo, mais de 100 mil famílias de todo o estado podem perder o benefício.
Cerca de 100 mil famílias na Bahia correm o risco de perder o benefício da tarifa social de energia elétrica, com destaque para Vitória da Conquista, e outras cidades como Salvador, Feira de Santana, Itabuna, e Jequié. A informação foi divulgada pela Neornergia Coelba na última quarta-feira (13).
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa do Governo Federal que proporciona descontos de até 65% nas contas de eletricidade para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Quilombolas e indígenas têm direito a um desconto de 100%. Em 2023, mais de 100 mil famílias foram beneficiadas pelo programa, mas é essencial que os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados de forma ativa. Em caso de dúvidas, o Ministério da Cidadania está disponível através do telefone 121.
Os beneficiários que estão em risco de perder seus direitos são escolhidos pelo Ministério da Cidadania e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Eles são notificados pela Neoenergia Coelba através de suas faturas de energia, alertando para a necessidade de atualizar suas informações cadastrais. Quando chamados, os clientes devem dirigir-se ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em sua região.
A Neoenergia Coelba acredita que mais de 1,2 milhão de famílias têm direito à tarifa social de energia elétrica, porém, muitas delas não são os responsáveis pela conta de energia, o que impossibilita a inscrição automática devido à verificação dos dados no Cadastro Único (CadÚnico).