Prefeita anuncia criação da “Muralha Digital” para substituir radares em Conquista
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (14).
A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) anunciou nesta quinta-feira (14), o encerramento da utilização dos radares de Fiscalização Eletrônica de Trânsito, que estavam em operação nas principais vias de Vitória da Conquista.
A gestora informou que, em substituição aos dispositivos anteriores, serão instaladas câmeras e uma central integrada de monitoramento por imagem, também conhecida como uma muralha digital, projeto que já acontece em Curitiba-PR, dentre outras cidades do Brasil.
Segundo Sheila Lemos, os radares estavam limitados a aplicar multas aos condutores que excediam os limites de velocidade nas vias urbanas. “O radar sai, porque era um equipamento destinado a multar as infrações de trânsito, e entram agora câmeras de monitoramento”.
Ela esclareceu que diversas entidades de segurança pública colaborarão no acompanhamento de acidentes e informações de tráfego. “Vamos ter uma central, onde vão trabalhar o Simtrans (Sistema Municipal de Trânsito), Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Mobilidade Urbana do município e a Guarda Municipal, todos em um espaço integrado”.
Sheila Lemos defendeu essa medida como um passo importante para a segurança da cidade, acrescentando: “Além do monitoramento, as imagens também ficarão disponíveis às autoridades policiais. Isso vai trazer ainda mais segurança para nossa cidade”, disse.