Prefeitura inicia ciclo de debates para construção do novo plano municipal de educação
Nesta semana, representantes de Smed, Uesb, IFBA, UFBA, faculdades privadas, NTE, Simmp e Sinserv deram início às discussões.
Nesta semana, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), da Uesb, IFBA, UFBA, faculdades privadas, NTE, Simmp e Sinserv deram início às discussões do primeiro Ciclo de Debates “Conhecer e Debater para Construir: Novo Plano Municipal de Educação (PME) 2025/2035”, que tem como objetivo melhorar a educação da cidade, incluindo escolas públicas e particulares.
O secretário Edgard Larry enfatizou que este é um momento de convocação importante para discutir o PME atual, avaliar o que já está acontecendo e entender como o plano atual está chegando ao fim. Ele também menciona que esse planejamento deve permitir que as metas que a cidade deve seguir para garantir uma educação de qualidade, sejam determinadas. “É necessário reavaliar orçamentos e examinar todos os processos de ensino, pedagogia e outros aspectos educacionais”, ascrescentou o secretário
O professor Ronilson Ferreira, responsável pelo Núcleo Pedagógico, explicou que esse grupo coordena diversos programas e projetos na rede municipal para alcançar as 19 metas estabelecidas. Entre os projetos apresentados, estão o “buriti mirim”, focado na educação infantil para crianças de dois a cinco anos, que valoriza o trabalho nas turmas dessa fase. “O outro projeto que é muito exitoso e tem trazido resultados positivos aqui no município é a parceria que temos com a Educar Pra Valer (EPV), com foco especificamente nos anos iniciais do primeiro ao quinto ano e a alfabetização”, destacou Ronilson.