Prefeita fala sobre Finisa III e retomada de obras de pavimentação no Jardim Valéria
Como noticiado por Jornal Conquista em junho, obras do Jardim Valéria aguardam pagamento do Governo Federal.
O Governo da prefeita Sheila Lemos (União) aguarda ansiosamente a chegada dos 160 milhões de reais provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa). Com a aprovação do empréstimo pela maioria dos vereadores da Câmara, estão previstas obras de infraestrutura em diversos bairros da cidade e também na zona rural.
No entanto, ainda não há uma data definida para o início das obras, já que os recursos ainda não foram depositados na conta bancária da Prefeitura. Em entrevista recente ao Blog do Sena, Sheila esclareceu que os documentos necessários para a liberação dos recursos já foram enviados e estão sob avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para que a Caixa Econômica Federal possa fazer o depósito.
A Prefeita destacou que os R$ 160 milhões não serão depositados integralmente, mas sim em parcelas durante a execução das obras. A gestora também explicou que as obras de recapeamento serão realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) e serão priorizadas. Já as obras de drenagem serão licitadas para serem executadas por outra empresa.
Enquanto aguardam o início das obras com recursos do Finisa III, as obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codefasv), com uma emenda parlamentar no valor de R$ 8 milhões do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), seguem paralisadas. Essas obras tiveram previsão de entrega há cerca de quatro meses, mas ainda não há uma data definida para o retorno dos trabalhos.
O valor destinado ao serviço de pavimentação com aplicação de tratamento superficial duplo (TSD) em 57 ruas dos bairros Jardim Valéria, Jardim Sudoeste, Copacabana II e Santa Terezinha, teve a execução iniciada próximo das eleições em agosto de 2022, mas foi interrompida após o período eleitoral, o que tem causado transtornos e cobranças dos moradores afetados.
Como noticiado por Jornal Conquista em 16 de junho, o deputado Elmar Nascimento afirmou que as obras estão paralasidas porque a mudança de gestão no Governo Federal afetou o pagamento da empresa que estava tocando as obras e esta, por não receber o pagamento, acabou suspendendo os tabalhos. A versão foi confirmada por Sheila nesta segunda-feira (31). “Nós ligamos para a Codevasf toda semana para verificar como está esse valor. Eles estão dizendo que já está em tratativa com o Governo Federal e que já foi ajustado os valores e que só está aguardando o Governo Federal pagar as empresas, a parte que já foi feita, para a empresa voltar a fazer a obra. Não é só Vitória da Conquista, as obras da Codevasf estão parada em toda a Bahia”, comentou.