Prefeitura aguarda liberação de recursos do Governo Lula para continuidade de obras na Zona Oeste
Prefeitura reafirma fala do deputado federal Elmar Nascimento, como noticiado anteriormente por Jornal Conquista.
Como noticiado anteriormente por Jornal Conquista, quando da vinda do deputado Elmar Nascimento (União Brasil) à cidade no último dia 16, as obras de pavimentação dos bairros Jardim Valéria, Jardim Sudoeste, Copacabana II e Santa Terezinha, paralisadas há alguns meses, estão na espera de recursos do Governo Federal para terem sua retomada.
O projeto é conduzido pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba), órgão federal que cuida de obras em diversos estados do Nordeste e em Minas Gerais, e visa pavimentar um total de 57 ruas dos 4 bairros, no entanto, apenas 14 foram concluídas. O financiamento total foi fruto de emenda do deputado Elmar Nascimento.
Na ocasião de sua passagem mais recente por Conquista, durante o evento de lançamento do programa “Governando com as Pessoas“, o parlamentar ressaltou que a paralisação da obra se deu pela mudança de gestão no Governo Federal. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não encaminhou a totalidade do dinheiro necessário e agora caberia ao presidente Lula (PT) liberar o recurso para que as demais 43 ruas sejam pavimentadas.
Em nota, a Prefeitura ressalta o mesmo argumento e ainda destaca que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) “cobrou da Codevasf uma obra de qualidade para atender as expectativas da gestão e da comunidade“, visto que haviam algumas reclamações a respeito do asfalto utilizado nas poucas ruas que foram contempladas até o momento. O custo total da obra é de 8 milhões de reais.
Confira abaixo a nota da Prefeitura na íntegra:
Sobre a matéria relacionada à pavimentação asfáltica do loteamento Jardim Valéria, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que a obra é realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com emenda do deputado federal Elmar Nascimento, no valor R$ 8 milhões, e está parada porque aguarda a liberação dos recursos pelo governo federal.
Além do Jardim Valéria, também serão contemplados com a pavimentação os loteamentos Santa Terezinha, Jardim Sudoeste e parte do Jardim Copacabana.
Com relação à qualidade do asfalto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), cobrou da Codevasf uma obra de qualidade que pudesse atender as expectativas da gestão e da comunidade, e a empresa atestou a qualidade do material utilizado.
É importante ressaltar que a prefeita Sheila Lemos pediu ao deputado que interviesse junto ao governo federal no sentido de garantir a liberação dos recursos o quanto antes, para que a obra possa ser concluída e entregue à população, e recebeu dele a garantia de que os convênios serão restabelecidos em breve.
Secom, 27/06/2023