Prefeitura reúne moradores e apresenta programas para agricultura
No encontro, foram compartilhadas alternativas de cultivo para os agricultores locais.
Na tarde de quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) realizou uma reunião com os moradores da comunidade de Roçadinho, localizada no distrito de Bate-Pé. O objetivo do encontro foi apresentar programas direcionados à agricultura familiar. O evento ocorreu no centro comunitário da região.
Durante a reunião, foram compartilhadas alternativas de cultivo para os agricultores locais, que apresentam o feijão como principal cultura. Essas opções visam ajudar os agricultores a diversificarem suas fontes de renda. O coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, sugeriu algumas alternativas, como o cultivo do umbu gigante (desenvolvido na fazenda experimental de Pedra Mole), a inseminação artificial para gado de corte, o cultivo de mudas de palma e a prática da apicultura.
A SMDR busca orientá-los sobre diversas técnicas, desde o armazenamento de alimentos para o rebanho em silos artesanais até a prática de enxertia de espécies em plantas já estabelecidas. O objetivo é fornecer conhecimentos que ajudem os agricultores a diversificarem suas atividades e aprimorarem suas práticas agrícolas, visando a obtenção de melhores resultados financeiros.
Além dos programas, a SMDR esclareceu dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir), o programa Garantia Safra e os programas de crédito rural dos bancos de desenvolvimento. Os agricultores receberão também, na próxima segunda-feira (19), as mudas do Programa Umbu Gigante.