continua após a publicidade

Débitos do IPVA podem ser consultados via WhatsApp

Solicitações poderão ser feitas através do número do SAC Digital.

Por Redação | Jornal Conquista
Publicado em 29/05/2023 - às 18:33
Foto: divulgação.

A partir de agora, os contribuintes do Estado podem utilizar o Whatsapp do SAC Digital para verificar os débitos do IPVA que estão inscritos na dívida ativa e solicitar a emissão de documentos para efetuar o pagamento.

Essa facilidade, que já estava disponível desde 2019 por meio do aplicativo e do site do SAC Digital, agora também pode ser acessada através do aplicativo de mensagens. Ao interagir com a assistente virtual, enviando mensagens para o número de telefone (71) 4020-5353, o usuário deverá fornecer o número do CPF ou RENAVAM para consultar os débitos em atraso relacionados ao IPVA que foram inscritos na dívida ativa.

Uma vez realizada a consulta, é possível solicitar a geração dos Documentos de Arrecadação Estadual (DAEs). Caso o pagamento não seja efetuado até a data de vencimento, será necessário gerar novos documentos com datas e valores atualizados. É importante ressaltar que para quitar integralmente a dívida, é necessário efetuar o pagamento dos dois DAEs disponíveis para emissão (tributo e honorários).

O Whatsapp do SAC Digital foi lançado em dezembro de 2022 e possibilita o agendamento de mais de 400 serviços oferecidos na Rede SAC. Além disso, o aplicativo de mensagens permite a realização de serviços digitais, como a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-E) e a emissão da Carteira de Identidade (2ª via e demais vias).

A interação dos usuários é feita por meio de um assistente virtual, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar o serviço ou informação desejados pelos cidadãos. No início, o assistente estará focado no aprendizado junto aos usuários e, para facilitar a conversa, serão disponibilizados menus com listas e botões de acesso rápido.

Receba as notícias no seu celular

Escolha abaixo em qual grupo ou canal do WhatsApp entrar:

Siga o Jornal Conquista onde você estiver!

Nos acompanhe também nas redes sociais. É só clicar e seguir!