Prefeitura apoia estudos da Ufba e Uesb sobre qualidade da água da Lagoa das Bateias
O time irá acompanhar o impacto da remoção das taboas e a subsequente restauração da superfície da água.
Durante a tarde da última terça-feira (23), um grupo da administração municipal de Vitória da Conquista recepcionou professores e estudantes da Ufba e da Uesb na Lagoa das Bateias. O intuito da visita era coletar uma amostra de água com o objetivo de conduzir um teste de qualidade.
Essa pesquisa tem sido realizada ao longo de uma década e, agora, o time irá acompanhar o impacto causado pela remoção das taboas e a subsequente restauração da superfície da água. Também estiveram presentes na ação, as professoras da Uesb, Mariane Amorim e Luciana Galvão, e os estudantes Caíque Aguiar e Breno Lorran.
A partir do mês de março, a Prefeitura deu início à limpeza da Lagoa das Bateias, removendo as taboas e plantas aquáticas que se acumulavam no local. Até o momento, já foram revitalizados 70 mil metros quadrados de área, resultando na coleta de mais de duas mil toneladas de materiais. Essa quantidade inclui não apenas matéria orgânica, mas também uma grande quantidade de lixo descartado de forma inadequada. Agora, os especialistas irão avaliar os impactos dessa nova condição da lagoa.
Conforme relatado pelo coordenador do Departamento de Serviços Gerais (Deserg), Lucas Batista, uma amostra da água será enviada à Embasa para análise quanto à presença de bactérias. Ele enfatizou a importância de alertar a população para não nadar ou consumir a água da lagoa. Além de ser inadequada para banho e consumo, representando riscos à saúde, há também o perigo de afogamentos.