Dia Mundial da Reciclagem: os impactos da coleta seletiva na preservação do meio ambiente
Confira como a cidade faz para te auxiliar na coleta de lixos e na reciclagem.
Por: Nayure Soares
O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado anualmente em 17 de maio. Data importante para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente e na redução dos impactos negativos causados pelo descarte inadequado de resíduos. A reciclagem é uma prática essencial para a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais.
Para garantir serviços de coleta de qualidade, a Prefeitura de Vitória da Conquista investe mais de R$ 2,1 milhões mensais. Esses recursos são provenientes da arrecadação do IPTU, da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRS), popularmente conhecida como taxa de lixo, e de outros tributos. Além da coleta, a administração municipal também realiza atividades de varrição e outros serviços relacionados à limpeza pública.
A coleta e transporte de resíduos em Vitória da Conquista são realizados pela empresa Torre, seguindo um cronograma rigoroso para atender tanto os imóveis residenciais como comerciais em todos os bairros da cidade. Após a coleta, os resíduos são encaminhados para o aterro sanitário municipal, onde são devidamente cobertos e recebem o tratamento ambiental adequado para evitar a exposição ao meio ambiente. Conquista gera aproximadamente 223 toneladas de lixo por dia, que resulta em cerca de 5,8 mil toneladas de resíduos mensalmente.
Para enfrentar esse desafio, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem buscado uma maior aproximação com associações de pessoas envolvidas no comércio de materiais recicláveis. Através de ações educativas, eles incentivam a prática da separação prévia dos resíduos antes do descarte. Essa iniciativa também inclui diálogos com órgãos como o Ministério Público Federal (MPF). O secretário de Serviços Públicos, Kairan Rocha, destaca que estão sendo realizados esforços para implementar de forma efetiva a coleta seletiva em Vitória da Conquista, em parceria com associações de catadores e órgãos de controle.
Um dos resultados desse diálogo é a futura instalação, no bairro Vila América, do primeiro ecoponto. Trata-se de um contêiner que estará à disposição do público todos os dias, durante 24 horas, para que as pessoas possam descartar o lixo de forma adequada. O contêiner terá compartimentos reservados para diferentes tipos de materiais, a exemplo de vidro, plástico, metal, entre outros.
“Cada ecoponto terá um catador responsável. E, dentro deles, haverá espaço para que o catador possa circular e colocar os bags para armazenar os materiais. A ideia é que eles façam esse armazenamento diário, e a comercialização semanal”, informa o secretário.
Vitória da Conquista conta com coleta seletiva implantada para dar uma destinação adequada aos resíduos sólidos gerados no município. Esse trabalho é realizado pela Cooperativa Recicla Conquista. Além fazer a coleta nas residências, a cooperativa recolhe materiais recicláveis em empresas e durante festas e eventos da cidade. Tudo o que é adquirido material coletado é encaminhado para os galpões da cooperativa. Neles, são feitas a triagem, classificação e prensagem do material coletado.