Audiência Pública na Câmara de Deputados solicita da Via Bahia ação sobre duplicação da BR 116
A sessão teve participação de representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista
Na manhã desta terça-feira (18), uma audiência pública na Câmara dos Deputados foi realizada a fim de obter esclarecimento com a ViaBahia, sobre a duplicação da BR 116. Estavam presentes como representantes de Vitória da Conquista, o secretário de Infraestrutura, Jackson Yoshiura, pela Prefeitura, e o vereador Valdemir Dias (PT), pela Câmara.
A solicitação para acontecer o evento partiu do deputado federal Jorge Solla (PT-BA) através da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (FFC), por conta da necessidade de modificação e atrasos na duplicação da estrada pela ViaBahia.
Foi chamado a participar do debate o português José Bartolomeu, presidente da ViaBahia; Fernando de Freitas Bezerra, gerente de engenharia rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Quinho Tigre, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo; José Maria Caires, representante do movimento “Duplica Sudoeste”;
Segundo denunciam de organizações empresariais e comerciais de Vitória da Conquista (BA) feitas pelo movimento “Duplica Sudoeste”, o compromisso da ViaBahia definia que quando circularem 6.500 veículos por dia, a concessionária estaria obrigada a duplicar o trecho no prazo de 12 meses após a constatação e verificação do fluxo.
Outro problema relativo ao trecho da via é que o Rio-Bahia foi asfaltado na década de 60, quando havia menos de 800 mil veículos circulando pelas estradas federais brasileiras. Hoje, são mais de 60 milhões de veículos e a BR-116 é uma das poucas ligações entre o Mercosul e os estados brasileiros.
Confira a íntegra da audiência: