Missa celebra 100 anos de nascimento do ex-prefeito de Itororó, Eujácio Simões Viana
Líder político foi o principal responsável pela emancipação de Itororó, no final da década de 50.
15:37 Por Redação | Jornal Conquista
Compartilhe esta notícia
Liderança responsável pela emancipação política de Itororó, em 1958, onde foi seu primeiro prefeito, Eujácio Simões Viana completaria 100 anos nesta sexta-feira (31), caso estivesse vivo. Seus familiares celebrarão sua memória em missa que será realizada às 6 da tarde, na Igreja da Vitória, em Salvador.
Eujácio Simões administrou Itororó entre 1959 e 1962, e foi deputado estadual por 24 anos, entre 1963 e 1987. O político também foi pecuarista, se detacando como pioneiro na criação de gado nelore PO (Puro de Origem), em suas fazendas na zona rural de Itapetinga, a partir de 1949.
Nascido em Itabaianinha-SE, em 1923, Eujácio se mudou para Itabuna em 1935 e em 1946, se casou com Iraci, hoje com 93 anos, com quem teve 4 filhos e estiveram juntos até o fim de sua vida. Eujácio Filho deu continuidade à sua trajetória política a partir de 1987, na Assembleia Legislativa até 1995, quando tomou posse como deputado federal.
O ex-prefeito faleceu em 20 de março de 2007, aos 83 anos.