Deputados já se articulam para próxima eleição para presidência da AL-BA
Gestão da atual Mesa Diretora começou há exatos 13 dias.
O ano legislativo mal começou e o pensamento já está em 2025, pelo menos para alguns deputados da base aliada do governo Jerônimo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). De acordo com informações de bastidores, a campanha para a presidência do parlamento já começou a ter suas primeiras articulações.
O deputado estadual Vitor Bonfim (PV) está trabalhando para se viabilizar como um nome para a chefia da Casa no próximo biênio (2025/2026). Seu primeiro passo foi conseguir o comando da Comissão de Finanças, onde ainda tramitam pendências deixadas pelo já finalizado Governo Rui Costa. Pendências estas que foram utilizadas até na campanha eleitoral onde Jerônimo Rodrigues (PT) saiu vitorioso.
Mesmo já pensando na frente, a vida não deverá ser fácil para Vitor. Dois grandes concorrentes já estão no páreo e se preparam para futuras candidaturas: Ivana Bastos (PSD), deputada que está em seu 4º mandato, com sua base vinda das regiões de Guanambi e Caetité; e o atual líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), cujo eleitorado se formou basicamente na região do Médio-Sudoeste, em especial as cidades de Itapetinga e Itororó – seu local de origem.
No início do mês, há exatos 13 dias, com a abertura dos trabalhos da Assembleia, o deputado Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito para chefiar o legislativo. O parlamentar foi Presidente no biênio 2021/2022 e agora permanece no comando da Casa até o final do ano que vem.