Curral municipal é reformado e faz parceria com curso de Veterinária para cuidar de animais apreendidos
Não foi divulgado o prazo para termino da reforma no local.
Os animais de grande porte apreendidos pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), passam a ganhar uma maior assistência em 2023. Uma parceria entre a Prefeitura e a UniFTC, disponibilizará professores e alunos do curso de Medicina Veterinária para cuidar diariamente dos animais que estiverem no curral municipal. Eles terão suas condições de saúde avaliadas pela equipe da faculdade.
O local fica a cerca de 12 km da zona urbana de Vitória da Conquista, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Militar, na BA-262. O curral está passando por reformas, e estão sendo instalados três piquetes para dividir os espaços internos, ao que permitirá uma melhor utilização do espaço físico até que o local possa ser ampliado.
Os animais recém-chegados ao curral, ganharão uma ala separada. Esse espaço deverá permitir que os animais sejam examinados sem que os profissionais de saúde corram qualquer risco. Se for detectado algum tipo de enfermidade, o animal será colocado em isolamento. Caso contrário, será encaminhado a outra parte do curral, onde permanecerá até que os proprietários apareçam para retirá-los – nesse caso, após o pagamento de multa. Se os donos não aparecerem após um prazo de sete dias, os animais serão destinados à doação.
Cada um dos três espaços terá os seus próprios cochos, estruturas onde os animais têm acesso a água e alimentação. Os currais também receberão cobertura e melhorias no piso, com inserção de cascalho. Será construído ainda um brete, compartimento onde o animal fica preso temporariamente para receber medicamentos, vacinas, realizar exames ou outros procedimentos médicos.
As instalações voltadas aos profissionais também estão sendo reformadas, e a estrutura irá contar com banheiro, cozinha e sala para descanso. Será construída também uma farmácia para armazenar os medicamentos que serão utilizados pelos veterinários e estudantes.
Assim que a reforma estiver concluída, os animais apreendidos só serão liberados com a prescrição de medicamentos, caso seja necessário. E, se houver a constatação de maus-tratos, os donos poderão ser autuados.
População pode informar
Recentemente, a Sesep recebeu um novo veículo para apreensão de animais, doado para a Prefeitura e adaptado para executar o serviço. Uma equipe mantém ronda constante pelas ruas e avenidas de Vitória da Conquista, à procura de animais de grande porte abandonados. Mas a população também pode informar se encontrar algum nas vias públicas. Basta entrar em contato com a Sesep pelos telefones (77) 3424-7009 e (77) 3424-7010.