Luzes natalinas da Av. Olívia Flores foram acesas na última sexta (16)
Diversos pontos do município receberam a decoração natalina.
Da mesma forma como ocorreu em outros bairros e distritos do município, a Prefeitura de Vitória da Conquista acendeu na noite desta sexta-feira (16), as luzes que compõem a ornamentação natalina da Avenida Olívia Flores, na zona leste da cidade.
A decoração é formada por árvores feitas de metalon, cortinas de LED e aproximadamente 200 mil microlâmpadas coloridas. A montagem só pôde ser concluída agora, devido às condições climáticas das últimas semanas. “O momento chuvoso dificultou e atrasou o nosso trabalho, mas conseguimos concluir antes das festas”, explica o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno.
Na Avenida Olívia Flores, a decoração anima o comércio local. Mila Ramos Gonçalves, que trabalha no comércio da avenida, acredita que a iluminação de natal incentiva as pessoas a irem às compras. “A decoração é muito importante, ela traz o espirito do natal, faz com que as pessoas se animem”, comentou Mila.
Em termos estéticos e logísticos, a estrutura mantém um padrão semelhante ao que já foi feito pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), nas praças Tancredo Neves e Mármore Neto e nos distritos de José Gonçalves, Inhobim e Bate-Pé.
Na Tancredo Neves, tradicional ponto de visitação do público durante o período de Natal, a montagem da estrutura durou aproximadamente dois meses. Foram instaladas 1,2 milhão de microlâmpadas, seguindo a orientação do titular da Sectel, Xangai, de não colocar fios nem luzes nas árvores e nos arbustos que formam a paisagem da praça. Além das cortinas e árvores de metalon, foi construído um túnel com extensão de 80 metros na Alameda Dom Celso José Pinto da Silva, em frente à Catedral de Nossa Senhora das Vitórias e à Casa Memorial Régis Pacheco – em cuja varanda estão sendo realizadas as apresentações musicais do Natal Conquista de Luz.
Na Mármore Neto, uma das principais praças do bairro Brasil, há 300 mil microlâmpadas, além de um túnel, um pergolado, decoração especial na ponte, três árvores de metalon – cada uma com seis metros de altura –, placas e adereços com motivos natalinos. Nos distritos, as ornamentações seguem a mesma concepção artística, embora em proporção menor, variando entre 150 e 200 mil lâmpadas coloridas. Nessas localidades rurais, o trabalho de montagem da estrutura também envolveu as unidades locais do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura).