Governador Jerônimo Rodrigues anuncia projeto de lei para para combate ao analfabetismo na Bahia
A medida é parte de uma estratégia mais ampla de avanços educacionais no estado, que inclui a educação em tempo integral.
Na solenidade de reabertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), realizada na quarta-feira (5), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou o primeiro projeto de lei a ser encaminhado em 2025: o programa Bahia Alfabetizada.
A proposta tem como objetivo combater o analfabetismo e promover a continuidade dos estudos para cidadãos de todas as idades, por meio de uma colaboração entre o Governo do Estado e os Municípios.
O programa será executado pela Secretaria da Educação (SEC) e visa a erradicação do analfabetismo no estado, além de contribuir para a redução das desigualdades sociais geradas pela falta de escolarização.
O governador destacou a importância da colaboração entre as esferas de governo e parlamentares, ressaltando o apoio de deputados estaduais para a construção de escolas e aquisição de ônibus escolares.
Durante o evento, Jerônimo fez um balanço dos avanços na educação, com destaque para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que subiu pela terceira vez consecutiva.
O governador também ressaltou os resultados da Educação em Tempo Integral, modelo no qual a Bahia se destaca no Brasil. Com 681 escolas em tempo integral, que atendem 133 mil estudantes, a rede estadual tem alcançado importantes resultados, como 100% de participação dos alunos no ENEM e cerca de 22 mil aprovados no Sisu.