Vitória da Conquista tem prioridade para receber vacinas contra a dengue, diz nota técnica

O Ministério da Saúde orientou que doses com vencimento próximo podem ser redistribuídas para outras cidades – entre elas, Conquista.

Publicado em 29/03/2024 - às 06:53
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução

Embora esteja fora da lista com mais 154 cidades que passam a fazer parte da campanha de vacinação contra a dengue, Vitória da Conquista está em outra lista definida pela Nota Técnica nº39/2024, publicada pelo Ministério da Saúde, contendo orientações referentes à redistribuição de imunizantes ainda não utilizados em outros municípios.

Nesta nota, a pasta define que “as doses com vencimento em 30 de abril de 2024 que ainda não aplicadas podem ser redistribuídas entre os municípios”, seguindo o ranking publicado em anexo à nota. Entre as cidades da Bahia aptas a receber essas vacinas vindas da redistribuição de doses de outros municípios, Vitória da Conquista lidera o ranking de prioridade.

Na ordem de prioridade de recebimento, os municípios baianos listados pela Nota Técnica são: Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito.

A nota também define que o “remanejamento das doses com vencimento em 30 de abril de 2024 deverá ser realizado pelos estados e municípios” e que o objetivo desta orientação de redistribuição é “para evitar o vencimento e perda de doses da vacina dengue (atenuada)”.

O Ministério da Saúde explica que entre as doses doadas até o momento, 668 mil “apresentam prazo de validade curto, expirando em 30 de abril de 2024” e que “essas foram as primeiras doses distribuídas para o início da estratégia de vacinação”.

A nota técnica completa está disponível para acesso público.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram