Conquista está fora da nova lista de cidades que vão receber vacina contra a dengue

Até o momento, a terceira maior cidade do estado lidera em número de casos e mortes por dengue na Bahia.

Publicado em 28/03/2024 - às 16:20
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (28), o Ministério da Saúde anunciou a expansão da campanha de vacinação contra a dengue, incluindo mais 154 cidades. Dentre as cidades na Bahia que farão parte da cobertura vacinal, Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado, não foi incluída.

Entretanto, o município está na proposta do Ministério da Saúde de redistribuição de doses da vacina com vencimento em 30 de abril de 2024 que ainda não tiverem sido aplicadas e que correm o risco de serem perdidas (veja os detalhes abaixo).

A medida vacinal visa proteger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, somando-se aos mais de 500 municípios já contemplados na primeira fase da imunização, iniciada em fevereiro. As novas cidades contempladas estão distribuídas em 11 Regiões de Saúde, que englobam municípios fronteiriços compartilhando redes de comunicação e infraestrutura de transportes, facilitando a organização, planejamento e execução das ações de saúde.

Para evitar o desperdício de doses, o Ministério da Saúde decidiu redistribuir 1.275.000 doses da vacina, sendo 668 mil com validade até 30 de abril, 523 mil até junho e 84 mil até julho. A orientação do ministério é que as doses com vencimento em 30 de abril de 2024 que ainda não foram aplicadas podem ser redistribuídas entre os municípios conforme ranking disponibilizado em nota técnica publicada nesta quinta-feira (28).

De acordo com a Nota Técnica Nº39/2024 do Ministério da Saúde, Vitória da Conquista lidera o ranking de estadual com prioridade para recebimento das vacinas distribuídas em decorrência do vencimento próximo. Na ordem de prioridade de recebimento, os municípios baianos listados pela Nota Técnica são: Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito.

Além disso, o Ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga, que será distribuída a partir de abril. Desde o início da campanha, 1.235.119 doses foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal, com 534.631 doses aplicadas e 700.488 doses ainda não registradas. Treze cidades ainda não enviaram os dados de aplicação para o governo.

O Brasil já registrou mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024, um recorde histórico, com 831 mortes confirmadas até a semana 12. Atualmente, Vitória da Conquista lidera em número de casos e mortes por dengue na Bahia, com mais de 11.600 casos notificados e cinco mortes confirmadas.

Quais cidades da Bahia que, até o momento, farão parte da cobertura vacinal de Dengue? Confira:

Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vera Cruz, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica, Candeias, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Saubara, Santo Estêvão, Coração de Maria,Teodoro Sampaio, São Gonçalo dos Campos, Rafael Jambeiro, Conceição do Jacuípe, Nova Fátima, Antônio Cardoso, Irará, Riachão do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Candeal, Pé de Serra, Santa Bárbara, Serra Preta, Terra Nova, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Tanquinho, Pintadas, Mundo Novo, Capela do Alto Alegre, Baixa Grande, Santanópolis, Gavião, Anguera, Simões Filho,Pojuca,Dias d’Ávila,Mata de São João, Conde, Camaçari, Itabuna, Coaraci, Camacan, Gongogi, Itajuípe, Ubaitaba, Maraú, Pau Brasil, Barro Preto, Ubatã, Ibicaraí, Buerarema, São José da Vitória, Itapé, Almadina, Jussari, Aurelino Leal, Ibirapitanga, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Itapitanga, Itaju do Colônia, Uruçuca, Santa Luzia, Itacaré, Una, Mascote, Canavieiras, Ilhéus, Arataca, Jequié, Ipiaú, Itagibá, Boa Nova, Maracás, Ibirataia, Barra do Rocha, Itiruçu, Dário Meira, Planaltino, Itagi, Nova Itarana, Aiquara, Jaguaquara, Jitaúna, Itamari, Manoel Vitorino, Iramaia, Apuarema, Brejões, Lafaiete Coutinho, Irajuba, Itaquara, Lajedo do Tabocal, Santa Inês, Cravolândia, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Wanderley, Cristópolis, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Cotegipe, Angical, Riachão das Neves, Baianópolis, Brejolândia, Mansidão, Tabocas do Brejo Velho, Catolândia.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram