PRF intercepta transporte ilegal de mercúrio em Vitória da Conquista

O caso aconteceu na BR-116, durante a abordagem de um ônibus de turismo que viajava de Praia Grande (SP) para Heliópolis (BA).

Publicado em 28/03/2024 - às 16:06
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução.

Na manhã da última quarta-feira (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a interceptação de uma mercadoria ilegal na BR-116, em Vitória da Conquista.

Durante a abordagem de um ônibus de turismo que viajava de Praia Grande (SP) para Heliópolis (BA), os agentes da PRF descobriram a presença de mercúrio, uma substância altamente tóxica e de comercialização proibida no país, escondida de forma irregular no veículo.

O material foi encontrado no compartimento de repouso do motorista, dentro de sacolas comuns, sem qualquer identificação ou sinalização que indicasse seu perigo potencial.

O mercúrio é conhecido por seu uso em atividades de garimpo para a extração de ouro, um processo que resulta em severos danos ambientais e riscos à saúde humana. Ao todo, foram apreendidos 55,8 Kg do metal líquido, armazenados de forma imprópria em recipientes plásticos.

O condutor do veículo afirmou desconhecer tanto a natureza quanto o destinatário final da carga, mencionando apenas que o material havia sido recebido de um serviço de transporte por aplicativo em São Paulo, destinado a uma receptora em Heliópolis.

A ausência de documentação, tanto para o transporte quanto para a substância, e a inexistência de medidas adequadas de segurança para o manuseio do mercúrio, fizeram com que o transporte se configurasse como ilegal.

A PRF acionou o IBAMA para acompanhamento e providências adicionais, recebendo confirmação sobre a ilegalidade da posse e comercialização do mercúrio, reforçando a suspeita de contrabando.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal local e as autuações foram emitidas referentes ao transporte inseguro e irregular de produto perigoso.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram