Sesab confirma mais uma morte por Dengue em Vitória da Conquista

Até o momento, quatro pessoas morreram em decorrência da doença no município.

Publicado em 26/03/2024 - às 15:51
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (26), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais uma morte por Dengue em Vitória da Conquista, elevando o total para quatro óbitos no município. A região está sob alerta e enfrenta um cenário desafiador na luta contra a doença.

Desde o início da epidemia, a Sesab emitiu medidas urgentes propostas para intensificar as ações de combate à Dengue, incluindo a ampliação do horário de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para garantir a assistência aos pacientes.

Com 11.627 casos de Dengue, Vitória da Conquista lidera os registros de casos prováveis, ultrapassando até mesmo a capital baiana, Salvador, que registrou 4.962 casos.

A UPA estadual da cidade enfrenta superlotação e, atualmente, 4 das 50 UBS estão atuando como unidades sentinelas ou de referência em horário limitado em Conquista.

O Governo do Estado da Bahia tem investido mais de R$ 19 milhões em esforços para combater a Dengue, incluindo aquisição de veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, medicamentos e capacitação para profissionais de saúde no município.

Apesar dos esforços, Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A situação é alarmante, mesmo com a Bahia registrando uma taxa de letalidade de 1,47, menor do que a média nacional. Até o momento, foram confirmados 21 óbitos por Dengue em vários municípios do estado.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram