Prefeitura de Conquista intensifica conscientização sobre tuberculose durante o mês de março

O Centro Municipal de Referência em Pneumologia e Dermatologia Sanitária é fundamental no tratamento da doença.

Publicado em 25/03/2024 - às 18:53
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: PMVC.

Durante este mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando a conscientização sobre a tuberculose, uma doença que persiste como uma das principais causas de morte em todo o mundo.

A tosse persistente por mais de três semanas pode ser um sinal dessa condição, e o diagnóstico precoce é crucial para evitar complicações.

Em Vitória da Conquista, o Centro Municipal de Referência em Pneumologia e Dermatologia Sanitária (CMPDS) desempenha um papel fundamental no diagnóstico e tratamento da tuberculose, atendendo pacientes encaminhados pelas unidades de saúde locais ou por demanda espontânea.

A médica pneumologista do Centro de Referência, Dra. Vanessa Khouri, explica que a tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma micobactéria de crescimento lento. Ela pode afetar qualquer órgão do corpo, sendo o pulmão o mais preocupante devido à sua rápida evolução e gravidade.

A transmissão ocorre quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, lançando gotículas respiratórias no ambiente. Quem convive próximo a essa pessoa pode inalar essas gotículas e também adoecer, mas a contaminação não é imediata; requer um tempo prolongado de contato contínuo.

Os sintomas incluem tosse persistente, perda de peso, febre vespertina, perda de apetite e suor noturno. O diagnóstico é feito por meio de exame de escarro e radiografia de tórax, com tratamento e acompanhamento multidisciplinar oferecidos gratuitamente pelo SUS.

O CMPDS está localizado na Praça João Gonçalves, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (77)3429-7263.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram