Publicado em 07/12/2023 - às 18:05
Por Redação | Jornal Conquista
Foto: Reprodução/PMVC

No dia 14, às 9h, a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Câmara Municipal e a sociedade civil realizarão uma audiência pública para discutir medidas emergenciais contra a seca no município que já dura quase um ano. A decisão foi tomada em uma reunião da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, com a participação de várias entidades ligadas ao setor agropecuário local.

O objetivo é encontrar soluções para as dificuldades causadas pela seca, como a falta de pastos e água para o gado. O secretário da SMDR, Breno Farias, destacou a angústia de ver os animais morrendo por falta de alimento. “É doloroso ver os animais morrendo por falta de alimento, porque se não tem chuva, não tem pasto, não tem plantação, não tem alimento na mesa”, disse.

Breno ressalta que, devido à gravidade da seca, Vitória da Conquista faz parte dos 90 municípios baianos em estado de emergência. A audiência visa sensibilizar órgãos estaduais e federais relacionados à agricultura para garantir apoios e iniciativas em auxílio aos produtores durante esse prolongado período de estiagem. Ele destaca a importância de subsídios para ração e milho, assim como a prorrogação das dívidas junto a instituições financeiras no setor rural. Breno explica que a produção agrícola não atingiu um rendimento satisfatório, o que torna difícil o pagamento das dívidas pelos agricultores neste momento.

O abastecimento de água potável na população rural de Vitória da Conquista é uma preocupação da Prefeitura Municipal. Atualmente, o município possui 26 caminhões-pipa, sendo 14 da SMDR e 12 da Defesa Civil, que distribuem mais de 7 milhões de litros de água, para mais de 3 mil famílias, em mais de 130 localidades. A Defesa Civil, em parceria com o Exército, na Operação Carro-pipa, opera com 12 caminhões-pipa, beneficiando 9.272 pessoas em 110 povoados. A SMDR pretende realizar a limpeza em pequenos barramentos, aguadas e lagoas, preparando-os para armazenar água das chuvas quando elas chegarem.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram
Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this