Radares presentes em Vitoria da Conquista são fiscalizados e aprovados pelo Ibametro

Fiscalização é realizada a cada 12 meses ou quando se tem uma denuncia de irregularidade, norma exigida pela resolução da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), antigo Denatran.

Publicado em 10/03/2023 - às 17:35
Por Redação | Jornal Conquista
foto: PMVC

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), realizou nos dias 08 e 09 de março a fiscalização dos radares presentes nas principais vias de Vitória da Conquista. O órgão realizou a aferição principalmente à noite por conta do trânsito da cidade. Para a fiscalização do dia 09 foram convidados representantes dos sindicatos dos taxistas e dos rodoviários para acompanhar.

Segundo Tiago Barroso, coordenador de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a medição não pode ser feita pelo órgão de transportes da cidade, mas pelo órgão regulador, que é o Inmetro, representado na Bahia pelo Ibametro. “O trabalho do Ibametro é que valida o correto funcionamento dos radares. Mais uma vez, tivemos a aprovação de todos os equipamentos, sem nenhuma ressalva”.

Essa fiscalização é realizada a cada 12 meses ou quando se tem uma denuncia de irregularidade,norma exigida pela resolução da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), antigo Denatran. “Além da fiscalização, os radares fazem a contagem volumétrica daquela via e a classificação do tipo de veículo que passa na via e esses dados subsidiam intervenções de engenharia”, explica o coordenador Tiago Barros. 

O relatório do Ibametro fornece base legal para a velocidade medida por radares e a medição é um processo transparente. O coordenador de trânsito diz que o medidor de velocidade é importante não só para diminuir a velocidade com precisão para evitar acidentes, mas também para subsidiar as obras de engenharia.

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo de notícias Jornal Conquista
Siga o Jornal Conquista no Instagram
Seguir no Instagram